Adaptar-se... É o jeito, não é!?
Estamos a um ano da nova regra ortográfica entrar em vigor. Sim, estamos atrapalhados com tudo. Acentos não existirão mais em palavras que simplesmente, achamos que seria indispensável. Ainda não entendo o porquê disso tudo, pois nosso modo de falar não vai mudar.
Na tentativa de unificar a língua entre os países, conseguirão diferenciar entre os povos. Como? Bom, quem já está acostumado com a língua “antiga”, pode até se acostumar na escrita, mas não vai mudar seu jeito de falar. Já as novas gerações, que estão começando a falar e aprender coisas deste gênero, já falarão da maneira “correta”. Onde está a igualdade neste momento?
Agora, seremos OBRIGADOS literalmente, a escrever, por exemplo, palavras sem acento circunflexo nas palavras terminadas com o hiato ‘oo’ (voo; enjoo). E a fala vai mudar? NÃO. Então pra quê essa mudança? Desde alguns tempos atrás, as crianças estão sendo educadas a viver no mundo dos acentos, sujeitos e predicados, e não em um mundo onde terão de trabalhar e batalhar por sobrevivência. Acima de tudo, antes do ex-presidente Lula ter assinado este termo, deveria ter pensado em tudo isso, na bagunça que está virando o país.
Enfim. Já que fomos OBRIGADOS a começarmos a se adaptar, sem podermos dar satisfação, expressar nossos pensamentos, o jeito é estudar bastante e escrever da maneira que nos mandaram, digo, da maneira “correta”.
MANISCALCO, Bianca ; TEIXEIRA, Bruna.